quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jogos e problemas desafiadores: é a Matemática sem aborrecimentos

1. DIAGNÓSTICO

As aulas tradicionais apresentam um conteúdo de forma organizada onde os alunos repetem modelos estudados sem uma reflexão das várias faces que envolvem uma mesma idéia. Isso fica comprovado quando deparamos com os resultados obtidos pelos nossos alunos, nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que no ano de 2009 não foi nada satisfatório.
2. JUSTIFICATIVAS

Trabalhar a matemática através de desafios, estabelecendo relações entre os diferentes significados da idéia investigada, predispondo o aluno a enfrentar situações novas fazendo conexões entre o novo e o conhecido, foi a principal finalidade desse trabalho, onde o aluno desenvolve o raciocínio lógico e descobre conceitos matemáticos através do lúdico, com utilização de brincadeiras e competições como forma de promover um maior interesse pela matemática.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendam a utilização de jogos e do cálculo mental no ensino fundamental: “Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes – enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica e da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório – necessárias para a aprendizagem da matemática”, o cálculo escrito deve “conviver com outras modalidades de cálculo, como o cálculo mental e as estimativas”, nessa perspectiva foi elaborado esse projeto que, alem de desafios, jogos e problemas oi dia-a-dia são utilizados questões similares às aplicadas em olimpíadas de anos anteriores.
Também é importante sublinhar que a capacitação no pensamento matemático forma o aluno e o cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para a participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática, que traz questões instigadoras na busca da autonomia e a formação do cidadão, melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares, e os números mostram que vários deles apresentam excelente índice de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

3 comentários:

  1. Amigo Jeane ja viu o que o hipertexto oferece? Veja lendo o conteudo disponibilizado no curso de tecnologia que estamos fazendo e depois responda-me. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. professor Jeane, tentei resolver alguns dos desafios matemáticos..."mas a cor do cabelo não ajuda"...rsrsrsr
    Bom trabalho!!

    ResponderExcluir