quinta-feira, 29 de abril de 2010

plano de aula 2

CENTRO DE ENSINO MÉDIO CASTRO ALVES
PLANEJAMENTO DETALHADO DE MÓDULO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 3ª CURSO: ENSINO MÉDIO
TURMAS: 08,09, 10, 11, 29, 30,31 e 32 AULAS PREVISTAS: 15 Aulas
PROFESSOR: Jeane S. Barbosa DATA: 01/03/2010 a 26/03/2010
EIXO TEMÁTICO:Tratamento da informação
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
· Medidas de tendência central
- Media aritmética e media aritmética ponderada
- Mediana e moda
· Medidas de dispersão
· Amplitude
· Desvio médio
· Desvio padrão
COMPETÊNCIAS
Entender sobre o propósito e a lógica das investigações estatísticas, bem como o entendimento intuitivo e formal das principais idéias matemáticas implícitas em representações estatísticas.
HABILIDADES
Aplicar os conceitos de moda, média e mediana.
Calcular a variação e o desvio padrão em uma distribuição.
Resolver problemas que envolvam conceitos com variáveis discretas e contínuas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Apresentação de um DVD sobre os conteúdos desse módulo (1 aula)
Aula expositiva, com utilização do retroprojetor, sobre conceitos que envolvem médias aritméticas. (3 aula).
Resolução de exercícios com situações-problemas do dia-a-dia e questões similares ao ENEM e de alguns vestibulares de instituições Federais e Estaduais. (3 aulas).
Apresentação, através de data-show, de exemplos de gráficos que contenham questões relacionadas à mediana e à moda de um conjunto de valores. (2 aulas)
Aula expositiva, em sala de aula, com definição do conceito desvio médio, amplitude, variância e desvio padrão. (2 aulas)
Resolução de exercícios, em grupos, envolvendo os conteúdos conceituais estudados nesse módulo. (3 aulas)
Aplicação de uma prova escrita sobre o conteúdo estudado, no valor de 5,0 pontos. (2 aulas)
RECURSOS DIDÁTICOS
Retroprojetor, data-show, DVD, calculadora e vídeo
Xérox dos exercícios propostos para resolução em grupo ou individual.
AVALIAÇÃO
Será constante, observando o aprendizado do aluno, se ele assimilou os conhecimentos necessários atingindo os objetivos propostos inicialmente, além de uma prova escrita, para ser resolvida individualmente, no valor de 2,0 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário